Jogos

Zanac com menu de trapaças por Marcelo Zoffy

ROM modificada permite configurar diversas opções, como armas, número de vidas, invencibilidade e avanço de fases.

Por Mario Cavalcanti 07/09/2024
Zanac com menu de trapaças por Marcelo Zoffy | Revista Clube MSX

Marcelo Zoffy, membro da comunidade brasileira de MSX, criou um menu de trapaças para o clássico jogo Zanac e disponibilizou na sexta-feira (6) a nova ROM do jogo já com o menu embutido. Intitulado Zanac “Control Panel Edition” – Versão 1.04 / 2024, a nova ROM oferece aos jogadores a oportunidade de personalizar vários aspectos do jogo, além de facilitar o avanço de fases.

Zanac com menu de trapaças por Marcelo Zoffy | Revista Clube MSX

De acordo com Zoffy, trata-se de uma versão experimental e que pode haver bugs. Apesar de a ROM continuar com 32 kB, o jogo agora precisa de no mínimo 16 kB de RAM para ser executado, ao contrário do original, que precisava somente de 8 kB.

Como acessar o menu de trapaças

Para selecionar o round desejado, na tela de apresentação, pressione e segure o botão correspondente ao número do Round (0 a 8), juntamente com a barra de espaço ou o botão de tiro, para iniciar o jogo. Por exemplo, para começar no round 8, mantenha pressionados o número 8 e a barra de espaço, soltando o número 8 apenas quando a tela do round 8 for exibida.

Zanac com menu de trapaças por Marcelo Zoffy | Revista Clube MSX

A função de Continue (que é original do jogo) também funciona nesta versão. Basta pressionar Esc + barra de espaço para reiniciar do round que parou.

O novo menu de trapaças, inspirado no Konami Game Master, é acessado pausando o jogo com a tecla STOP e pressionando CONTROL. A partir daí, os jogadores podem explorar as seguintes opções:

Zanac com menu de trapaças por Marcelo Zoffy | Revista Clube MSX

LIVES: ajuste o número de vidas de 0 a 99, com a possibilidade de incrementar de 10 em 10 ao pressionar a barra de espaço;
WEAPON: selecione entre as armas disponíveis (0 a 7);
SUPER SHOT: habilite ou desabilite tiros mais poderosos;
INVINCIBILITY: ative ou desative a invencibilidade;
BEAT BOSSES EASILY: derrote chefes com mais facilidade, desde que a opção seja ativada antes de enfrentar o chefe;

Sobre Zanac

Zanac é um shmup vertical lançado originalmente em 1986 pela Compile para o MSX e outras plataformas da época, como o Nintendo Entertainment System (NES). O jogador controla uma nave espacial que enfrenta hordas de inimigos alienígenas em um ambiente repleto de ação frenética e desafiadora. Além disso, Zanac se destaca pelo uso de uma variedade de armas (quase um padrão em jogos do tipo produzidos pela Compile), power-ups e chefes, sendo um clássico do gênero. Até hoje Zanac é considerado um dos melhores jogos para MSX1.

Em tempo

Baixe Zanac com menu de trapaças
Torne-se um Patrono da revista Clube MSX no Patreon
Siga a Clube MSX no Bluesky