Ferramentas

Utilitário PSG Explorer ganha nova versão

Ferramenta didática permite “navegar” pelo PSG para explorar sons interessantes; baixe gratuitamente a versão 1.2 do PSG Explorer.

Por Mario Cavalcanti 27/09/2024
Utilitário PSG Explorer ganha nova versão | Revista Clube MSX

O PSG Explorer, ferramenta didática que permite “navegar” pelo PSG (Gerador de Som Programável, chip de som nativo do MSX) para explorar sons interessantes, acaba de ganhar uma nova versão.

As mudanças na versão 1.2 do PSG Explorer, originalmente lançado pela revista Clube MSX em 2019, são principalmente estéticas, como a inclusão de uma paleta de cores otimizada para MSX2 ou superior. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente aqui (ROM de 48 kB). Mais abaixo, você pode conferir um vídeo demonstrativo da nova versão.

No vídeo, é possível ouvir sons semelhantes ao da aceleração do carro em Road Fighter (Konami, 1985). Mais ao final, há um som que lembra o do caminhão de American Truck (Telenet, 1985) quando este para no acostamento.

PSG Explorer 1.2 – Mudanças na nova versão:

• Agora em modo de tela Screen 2 (anteriormente Screen 1);
• A lista de comandos no lado direito foi reorganizada;
• Paleta de cores otimizada para MSX2 ou superior;
• Alternância entre a nova paleta e a padrão com as teclas 1 e 2;
• Em micros MSX2 ou superior, a nova paleta de cores é exibida automaticamente.

Sobre o PSG

Um Gerador de Som Programável (PSG) é um chip de som que gera ou sintetiza sinais de áudio a partir de uma ou mais formas de onda básicas, muitas vezes combinando também algum tipo de ruído. O PSG utiliza um método relativamente simples de criação de som, em comparação com técnicas mais avançadas, como a síntese por modulação de frequência (FM) ou a modulação por código de pulsos (PCM). Muitos PSGs oferecem três canais de tom e um canal de ruído, incluindo modelos famosos como o AY-3-8910 (que integra o PSG do MSX), SN76489 e MOS Technology 6581.

Embora o PSG no MSX fosse mais simples em comparação com outras tecnologias sonoras que surgiriam depois, como a modulação por frequência usada no FM-PAC, ele desempenhou um papel fundamental na criação de sons clássicos em títulos icônicos do MSX, como Knightmare, Penguin Adventure, Zanac e Metal Gear.

Em tempo:

Baixe o PSG Explorer 1.2
Experimente a ferramenta no seu navegador
Seja um Patrono da revista Clube MSX no Patreon
Siga a Clube MSX no Bluesky