Jogos

Thexder com a música de Fire Hawk? Que bruxaria é essa?

Usuário coreano Toughkid está trabalhando em uma versão do Thexder com a trilha FM de Firehawk.

Por Mario Cavalcanti 03/09/2024
Thexder com a música de Fire Hawk? Que bruxaria é essa? | Revista Clube MSX

Atualizado em 06/09/2024

O usuário coreano Toughkid, do canal ToughkidCST MSX World no YouTube, lançou uma quinta-feira (5) um patch de áudio para o icônico jogo Thexder. Podemos ver que não é um patch de áudio qualquer, pois inclui áudio PSG duplo: um dos PSG toca a música e o outro toca os efeitos sonoros. Como se não bastasse, estamos falando de um patch

Como se não bastasse, estamos falando de um patch que implementa a trilha sonora de Fire Hawk: Thexder – The Second Contact no Thexder. E não é só isso. A versão da trilha sonora implementada é a FM.

Para Toughkid, a música de Thexder, apesar de muito boa, torna-se enjoativa ao longo do jogo. Por isso, ele decidiu experimentar trazer a trilha de Fire Hawk para o primeiro jogo da franquia. Algo semelhante ao que ele já estava fazendo em relação ao Rastan Saga do MSX2 (neste caso, incluindo a versão da trilha sonora do Rastan do Master System).

O primeiro vídeo, logo abaixo, mostra o resultado. O segundo vídeo, mais abaixo, mostra trechos de quando ainda era um experimento:

Sobre Thexder

Thexder é um jogo de ação futurista desenvolvido pela Game Arts e lançado originalmente para o NEC PC-8801 em 1985. O título foi portado para vários sistemas, incluindo o MSX, Famicom, Commodore Amiga, Apple II, TRS-80 Color Computer 3 e MS-DOS. Em sua época, foi um jogo comercial bem-sucedido, vendendo mais de um milhão de unidades em todo o mundo.

Em Thexder, o jogador controla um robô de combate que pode se transformar em um jato e disparar lasers. No MSX, o título conquistou uma legião de fãs. O jogo é lembrado até hoje como um dos melhores para MSX1.

Sobre Fire Hawk

Fire Hawk: Thexder – The Second Contact, também conhecido como Firehawk: Thexder 2, Firehawk ou Thexder II, é a sequência de Thexder. Foi desenvolvido e publicado pela Game Arts para MSX2, MS-DOS e PC-8801 em 1989, exclusivamente no Japão. Uma versão para MS-DOS foi posteriormente lançada pela desenvolvedora e distribuidora norte-americana Sierra On-Line (hoje conhecida como Sierra Entertainment).

Em tempo

Baixe o patch de áudio de Thexder
Siga a Clube MSX no Bluesky
Apoie a revista Clube MSX no Patreon