Ferramentas

SofaEdit: protótipo de novo editor de texto é lançado

Utilitário vem das mãos de Louthrax, a mente por trás do SofaRun; seleção e cópia de texto estão entre os recursos do SofaEdit.

Por Mario Cavalcanti 12/08/2024
SofaEdit: protótipo de novo editor de texto é lançado | Revista Clube MSX

O desenvolvedor francês Louthrax, a mente por trás do SofaRun, anunciou recentemente o lançamento do protótipo do SofaEdit, um novo editor de texto para MSX1 e MSX2.

O SofaEdit é um editor que visa proporcionar uma experiência semelhante à dos editores de texto modernos, com controles e funcionalidades familiares para usuários de softwares como Visual Studio Code. No entanto, o autor alerta que esta é uma versão protótipo, que pode apresentar instabilidade, incluindo riscos de perda de arquivos e travamentos. Por isso, o desenvolvedor recomenda o uso apenas para testes enquanto uma versão estável não é lançada.

O novo editor de texto, que pode ser baixado aqui, já conta com comandos como seleção de texto com as teclas [Shift] + [Setas]; funções de copiar, cortar e colar utilizando [Ctrl] + [C], [X] e [V]; e movimentação do cursor em diferentes direções. Também é possível inserir tabulações e manipular blocos de texto. No MSX1, o editor opera em uma tela de 40×24 caracteres, enquanto no MSX2, o layout se expande para 80×26.

SofaEdit: protótipo de novo editor de texto é lançado | Revista Clube MSX

Limitações atuais do SofaEdit

Ainda que promissor, o protótipo apresenta algumas limitações. Caracteres ASCII com valor igual ou superior a 128 não são exibidos corretamente; o tamanho máximo de arquivos carregáveis é de aproximadamente 32 kB; e funcionalidades essenciais como desfazer/refazer (undo/redo) e busca/substituição (search and replace) ainda não foram implementadas. Além disso, o editor só funciona atualmente no MSX-DOS 2 ou Nextor.