Florianópolis sediará a 14ª edição do RetroSC

Encontro reúne colecionadores, desenvolvedores de jogos, cosplayers, youtubers e vendedores de consoles e computadores clássicos.

Por Mario Cavalcanti 30/08/2024
Florianópolis sediará a 14ª edição do RetroSC | Revista Clube MSX

Acontecerá no dia 16 de novembro de 2024 (sábado), em Florianópolis, a 14ª edição do RetroSC, encontro que reúne colecionadores, expositores, desenvolvedores de jogos e vendedores de videogames e computadores clássicos.

Esta é a sexta vez que a cidade está sediando o encontro, que ocorrerá no espaço de eventos do Hotel SESC Cacupé, com início às 9h e término as 21h. De acordo com a organização do evento, o objetivo é promover a confraternização entre os diferentes públicos e proporcionar oportunidades de conhecer equipamentos, programas e jogos de outras épocas.

Atrações do 14º RetroSC

O encontro reunirá mais um vez entusiastas, colecionadores, lojistas e desenvolvedores para sistemas antigos e atuais. Além de jogar, comprar, vender ou trocar itens clássicos dos anos 70, 80, 90 e 2000, os participantes podem participar de campeonatos, com troféus para os primeiros colocados.

Outra atração do evento será um torneio de quiz, testando os conhecimentos de equipes sobre jogos eletrônicos. Além disso, personagens diversos do mundo dos games serão homenageados pelos participantes do concurso de cosplay, com premiação para as melhores caracterizações.

Um encontro para toda a família

Ainda de acordo com a organização, no encontro é comum vermos pais e filhos, avós e netos juntos, relembrando consoles ou computadores que tiveram ao longo da vida ou conhecendo outros inéditos.

Diversos equipamentos raros poderão ser vistos no evento, como o Odyssey1, primeiro console de videogame lançado comercialmente no mundo. Uma exposição comemorando os 40 anos da família de computadores Commodore Amiga também poderá ser apreciada.

Espaço para desenvolvedores indie

Jogos novos estão entre as estrelas do encontro. Desenvolvedores de jogos independentes, pequenos estúdios, a maioria catarinenses, encontram no RetroSC um espaço para mostrar seus projetos e produtos. Você poderá jogar, testar e bater papo com os programadores e criadores de games atuais.

Também segundo a organização, o evento tem caráter filantrópico. Uma instituição de caridade da cidade sede é escolhida para receber as doações. Estarão presentes no local diversos canais e youtubers, que farão a cobertura do evento, como o Central Pixel, Maddrugamers, DetonaBits, Fliperama de Boteco e outros.

Florianópolis sediará a 14ª edição do RetroSC | Revista Clube MSX

Sobre o RetroSC

O RetroSC surgiu de um simples grupo criado no WhatsApp em 2016, composto por colecionadores catarinenses e apaixonados pelo universo retrogame. Hoje, o grupo conta com mais de 400 membros, de mais de 50 cidades de Santa Catarina. A ideia é difundir o colecionismo, preservar histórias de equipamentos e jogos. É através desta comunidade que os membros trocam informações, vendem produtos, trocam e preservam histórias.

14º RetroSC
Data: 16/11/2024 (sábado)
Horário: 09:00 às 21:00
Local: Espaço de Eventos Ilha do Arvoredo (Hotel SESC Cacupé)
Endereço: Estrada Haroldo Soares Glavan, 1270 – Florianópolis – SC
Ingressos: Ingresso Social – R$ 20,00 (meia-entrada para todos, levando 1 quilo de alimento não-perecível ou 1 lito de leite do tipo longa-vida)
Crianças até 12 anos não pagam
Mais informações no site oficial do RetroSC ou pelo Instagram @retro_sc.

Em tempo

Visite o site oficial do RetroSC
Apoie a revista Clube MSX no Patreon
Usa Telegram? Inscreva-se em nosso canal de transmissão