Retrocon 2024: evento se firma como feira retrogamer definitiva

A revista Clube MSX esteve presente como expositor na feira; saiba como foi essa experiência na Retrocon 2024.

Por Mario Cavalcanti 06/08/2024
Retrocon 2024: evento se firma como feira retrogamer definitiva | Revista Clube MSX

Nos últimos dias 3 e 4 de agosto aconteceu em São Paulo a Retrocon 2024, uma feira dedicada ao mundo retrogamer e afins. O evento, organizado em conjunto pela A Casa do Videogame, WarpZone e Mr. Games, aconteceu no Centro de Convenções Pro Magno, e a Clube MSX esteve presente como expositor (sobre isso falamos mais adiante).

A Retrocon 2024 reuniu em um espaço de quase 6 mil metros quadrados diversos expositores e atrações. Assim como no ano passado, houve área de fliperama – sim, com todos aqueles clássicos que você jogava quando criança, como Street Fighter II, Cadillacs and Dinosaurs, Pit Fighter, Moonwalker e outros –, praça de alimentação, máquinas de pinball, consoles de videogame para o público jogar à vontade, presença de influenciadores, exposição de consoles raros e muito mais.

Mangás e itens das culturas pop e nerd também tiveram um bom espaço garantido no evento

Alguns dos pontos de destaque do evento foram a presença de convidados internacionais, como o The Immortal John Hancock; o estande do Experiência Odyssey, que estava bem chamativo; e os estandes da WarpZone e da Mr. Games, que estiveram bem cheios e movimentados nos dois dias – o da WarpZone inclusive concentrou diversos projetos de parceiros, como os jogos da Falcon Soft para NES e Mega Drive.

Em termos de lançamentos, vale falar sobre os da Bitnamic Software. A softhouse luso-brasileira levou dois lançamentos para a edição desse ano da Retrocon: o jogo Jataí: The Bee (de autoria de Fernando Rodrigues Salvio) para Atari 2600, e o livro Game Over: O Livro dos Videogames Esquecidos, de Marco Lazzeri.

O estande da Clube MSX na Retrocon 2024

Desde nossa primeira edição, participamos de diversos encontros relacionados a retrogames e retrocomputação – a própria Clube MSX nº 1 foi lançada/apresentada durante a RetroRio 2018, um encontro de retrocomputação realizado anualmente na cidade do Rio de Janeiro –, mas nunca havíamos estado em um estande próprio. Foi uma experiência gratificante e interessante.

O público pode ver de perto e comprar exemplares da revista. Pelo estande passaram muitas pessoas, de crianças a adultos, de leitores/colecionadores da Clube MSX a pessoas que nunca tinham ouvido falar sobre a plataforma. Matamos a curiosidade de alguns visitantes e ouvimos as histórias de outros.

Foi legal ver a reação daqueles que hoje em dia já são pais e que viveram a experiência de ganhar um Expert ou um HotBit quando criança ou de jogar na casa de um amiguinho no passado. Estas pessoas em especial paravam no estande com um sorriso no rosto e incrédulas, não sabendo da existência de uma cena atual e ativa de MSX. E as gerações mais novas divertiam-se por estarem pegando em um disquete pela primeira vez.

Estande da Clube MSX antes de a feira abrir; um pequeno momento de respiro antes de iniciarmos as atividades.

Recebemos visitas ilustres, como Eric Fraga (Cosmonal) e Danilo Viana (Dancovich), do canal Cosmic Effect, o espanhol Jesús Fabre (que realiza diversos trabalhos sérios com games), Victor Trucco (grande criador de hardware), Kao Tokio (do site Quebrando o Controle), Paolo Pugno (autor do Pronto-DOS e editor da revista Histórias Extraordinárias) e outros.

Daniel Ravazzi (aka Fractal2000) conversando sobre a SD Mapper com o ilustre amigo espanhol Jesús Fabre.

Com tudo o que vimos (não mostramos nem 10% aqui), fica fácil dizer que a Retrocon conseguiu se firmar como a feira brasileira retrogamer definitiva. De acordo com a organização, a Retrocon 2025 já está confirmada, com possibilidade de ser realizada em mais dias e em um espaço ainda maior.