Ferramentas

Mais 4 programas educacionais árabes clássicos para MSX no File-Hunter.com

Gramática da língua árabe e software para ensinar matemática estão entre as novas adições do repositório.

Por Mario Cavalcanti 21/08/2024
Mais 4 programas educacionais árabes clássicos para MSX no File-Hunter.com | Revista Clube MSX

Arnaud de Klerk, responsável pelo repositório de arquivos File-Hunter.com, informou em seu perfil no X (antigo Twitter) a adição de quatro programas educacionais árabes clássicos para o sistema MSX ao acervo do site. O dump dos programas, originalmente lançados em cartucho, foi feito por Ibrahim Tayyan, conhecido na comunidade como brimoman.

Os novos títulos disponíveis incluem Math for Sixth Grade (Matemática para a Sexta Série), Arabic Language Grammar (Gramática da Língua Árabe), Arabic Grammar for the Third Grade Intermediate (Gramática Árabe para o Terceiro Ano Intermediário) e Let’s Count 2 (Vamos Contar 2). As adições são um prato cheio para quem tem curiosidade ou gosta da cena árabe de MSX.

O MSX em países como a Arábia Saudita

A cena MSX árabe tem uma história rica, especialmente no uso educacional. Na década de 1980, o MSX foi amplamente utilizado em escolas de países como Arábia Saudita e Kuwait, onde serviu como uma ferramenta fundamental no ensino de disciplinas.

Uma das telas do programa educacional Let’s Count 2.

Um nome importante quando falamos sobre MSX no mundo árabe é a Sakhr Computers, uma empresa kuwaitiana que foi responsável por vender computadores MSX importados do Japão nos países árabes. Os micros eram adaptados pela Al Alamiah, que na época era a empresa-mãe da Sakhr, e rebatizados para o mercado árabe.