Arnaud de Klerk, responsável pelo repositório de arquivos File-Hunter.com, informou em seu perfil no X (antigo Twitter) a adição de quatro programas educacionais árabes clássicos para o sistema MSX ao acervo do site. O dump dos programas, originalmente lançados em cartucho, foi feito por Ibrahim Tayyan, conhecido na comunidade como brimoman.
Os novos títulos disponíveis incluem Math for Sixth Grade (Matemática para a Sexta Série), Arabic Language Grammar (Gramática da Língua Árabe), Arabic Grammar for the Third Grade Intermediate (Gramática Árabe para o Terceiro Ano Intermediário) e Let’s Count 2 (Vamos Contar 2). As adições são um prato cheio para quem tem curiosidade ou gosta da cena árabe de MSX.
O MSX em países como a Arábia Saudita
A cena MSX árabe tem uma história rica, especialmente no uso educacional. Na década de 1980, o MSX foi amplamente utilizado em escolas de países como Arábia Saudita e Kuwait, onde serviu como uma ferramenta fundamental no ensino de disciplinas.
Um nome importante quando falamos sobre MSX no mundo árabe é a Sakhr Computers, uma empresa kuwaitiana que foi responsável por vender computadores MSX importados do Japão nos países árabes. Os micros eram adaptados pela Al Alamiah, que na época era a empresa-mãe da Sakhr, e rebatizados para o mercado árabe.
Leia também: SofaEdit: protótipo de novo editor de texto é lançado
A Sakhr Computers desempenhou um papel crucial ao adaptar tanto o hardware quanto o software para atender às necessidades culturais e linguísticas da região, o que contribuiu de forma significativa para a popularização do MSX como uma plataforma educacional e de entretenimento naqueles países.
Em tempo
• Veja outros programas árabes no File-Hunter.com
• Usa Telegram? Inscreva-se em nosso canal de transmissão
Jornalista e criador de conteúdo, Mario Cavalcanti é fundador e editor da revista Clube MSX.