Jogos

Holy Heroes: RPG para PC homenageia Dungeon Master

Criado por um brasileiro, jogo é praticamente um sucessor espiritual do clássico de 1986 da ASCII; Holy Heroes já está na Steam.

Por Mario Cavalcanti 09/08/2024
Holy Heroes: RPG para PC homenageia Dungeon Master do MSX | Revista Clube MSX

Um novo RPG para PC (Windows 10 ou superior) – e que homenageia o jogo Dungeon Master, do MSX – acaba de chegar na Steam, o popular serviço de distribuição digital de jogos eletrônicos. Criado pelo desenvolvedor brasileiro Claudio Rodolfo Nienow, Holy Heroes foi lançado no último dia 8 de agosto, e pode ser considerado um sucessor espiritual do clássico título lançado pela ASCII em 1986.

Holy Heroes: RPG para PC homenageia Dungeon Master do MSX | Revista Clube MSX

De acordo com Nienow, a inspiração para criar o jogo veio da experiência na infância. “Ganhei um Expert entre os 7 e 8 anos de idade. Tive oportunidade de conhecer muito jogos, mas o que marcou foi o Dungeon Master, que apresentava a oportunidade de poder ser jogado com até 3 pessoas”, conta o desenvolvedor à Clube MSX.

Dungeon Master e Holy Heroes

No que diz respeito a herança de Dungeon Master (DM), Holy Heroes (HH) preocupou-se em manter a mesma jogabilidade, o que foi confirmado pelo autor. “A jogabilidade permanece a mesma: lutas por colisão, salvamento do andamento apenas ao retornar para INN, mesma forma de acesso à loja de armas (GUILD), mesmo estilo de encontrar armas (com baús do mesmo tamanho dos heróis) e mesma forma de abrir portas (colisão). Os cadeados e as chaves, que são a maior importância no DM, também são a maior importância em HH, devendo os heróis vasculharem portas para encontras as chaves, que serão fornecidas em portas com a morte do último monstro, assim como é no DM. Os amuletos para teleporte também permanceram em HH”, explica Claudio.

Holy Heroes: RPG para PC homenageia Dungeon Master do MSX | Revista Clube MSX

Perguntamos também a respeito da evolução, que em HH não são poucas. “Bom, de evolução há uma infinidade, como loja de profissões, loja de missões, fornalha para encantar itens e outros. DM tinha 4 classes, HH tem 9 (as do DM + 5); os monstros agora lançam mágicas e possuem habilidades especiais; heróis também adquirem habilidades especiais, conforme a classe. DM não tinha armadilhas e alterações climática, e isso foi inserido em HH para criar um ambiente perfeito de exploração, inclusive com sistema de alavancas. DM não tinha guardiões, no HH foi criado um guardião do andar (se demorar muito para explorar um andar, o guardião aparece). DM possui dois biomas, HH possui onze. Tem muito mais em HH, mas mantendo toda a essência de DM”, conta.

Holy Heroes: RPG para PC homenageia Dungeon Master do MSX | Revista Clube MSX

Atualmente, o jogo está disponível somente para PC (Windows 10 ou superior, arquitetura 64 bits). Para rodar, exige 1 GB de memória RAM e espaço em disco de 1 GB. Na Steam o autor colocou uma demo do jogo para download gratuito.

Em tempo

Saiba mais sobre Holy Heroes na Steam
Usa Telegram? Inscreva-se em nosso canal de transmissão

📺🕹️ Clube MSX está no Instagram, Bluesky, X, Facebook, Telegram e YouTube. Não deixe de nos acompanhar por lá também!