Um novo RPG para PC (Windows 10 ou superior) – e que homenageia o jogo Dungeon Master, do MSX – acaba de chegar na Steam, o popular serviço de distribuição digital de jogos eletrônicos. Criado pelo desenvolvedor brasileiro Claudio Rodolfo Nienow, Holy Heroes foi lançado no último dia 8 de agosto, e pode ser considerado um sucessor espiritual do clássico título lançado pela ASCII em 1986.
De acordo com Nienow, a inspiração para criar o jogo veio da experiência na infância. “Ganhei um Expert entre os 7 e 8 anos de idade. Tive oportunidade de conhecer muito jogos, mas o que marcou foi o Dungeon Master, que apresentava a oportunidade de poder ser jogado com até 3 pessoas”, conta o desenvolvedor à Clube MSX.
Dungeon Master e Holy Heroes
No que diz respeito a herança de Dungeon Master (DM), Holy Heroes (HH) preocupou-se em manter a mesma jogabilidade, o que foi confirmado pelo autor. “A jogabilidade permanece a mesma: lutas por colisão, salvamento do andamento apenas ao retornar para INN, mesma forma de acesso à loja de armas (GUILD), mesmo estilo de encontrar armas (com baús do mesmo tamanho dos heróis) e mesma forma de abrir portas (colisão). Os cadeados e as chaves, que são a maior importância no DM, também são a maior importância em HH, devendo os heróis vasculharem portas para encontras as chaves, que serão fornecidas em portas com a morte do último monstro, assim como é no DM. Os amuletos para teleporte também permanceram em HH”, explica Claudio.
Perguntamos também a respeito da evolução, que em HH não são poucas. “Bom, de evolução há uma infinidade, como loja de profissões, loja de missões, fornalha para encantar itens e outros. DM tinha 4 classes, HH tem 9 (as do DM + 5); os monstros agora lançam mágicas e possuem habilidades especiais; heróis também adquirem habilidades especiais, conforme a classe. DM não tinha armadilhas e alterações climática, e isso foi inserido em HH para criar um ambiente perfeito de exploração, inclusive com sistema de alavancas. DM não tinha guardiões, no HH foi criado um guardião do andar (se demorar muito para explorar um andar, o guardião aparece). DM possui dois biomas, HH possui onze. Tem muito mais em HH, mas mantendo toda a essência de DM”, conta.
Atualmente, o jogo está disponível somente para PC (Windows 10 ou superior, arquitetura 64 bits). Para rodar, exige 1 GB de memória RAM e espaço em disco de 1 GB. Na Steam o autor colocou uma demo do jogo para download gratuito.
Em tempo
• Saiba mais sobre Holy Heroes na Steam
• Usa Telegram? Inscreva-se em nosso canal de transmissão
Jornalista e criador de conteúdo, Mario Cavalcanti é fundador e editor da revista Clube MSX.