Ferramentas

Gerenciador de arquivos CF ganha atualização

Criado por uma desenvolvedora japonesa, o CF 0.92 apresenta interface com ícones e estrutura de árvore; testamos.

Por Mario Cavalcanti 28/08/2024
Gerenciador de arquivos CF ganha atualização | Revista Clube MSX

A desenvolvedora japonesa @Lithelia, autora dos gerenciadores de arquivos AEG e CF, ambos para MSX, anunciou nesta quarta-feira (28) o lançamento de uma nova versão beta do CF. A atualização, disponível sob o nome “CF092.zip”, traz uma série de melhorias baseadas na experiência com o desenvolvimento do AEG.

Gerenciador de arquivos CF ganha atualização | Revista Clube MSX

O CF é compatível com os sistemas MSX-DOS1, DOS2 e Nextor, e oferece uma interface gráfica com ícones e estrutura de árvore, similar a de aplicações como o File Manager do Windows. Entre as funções disponíveis do CF, os usuários podem executar, exibir conteúdo, exibir dumps, visualizar imagens, reordenar arquivos (com base em atributos como nome, extensão ou data), editar textos, copiar, renomear e deletar arquivos, entre outros.

Clube MSX testou rapidamente o CF

Nos testes realizados pela Clube MSX, conseguimos visualizar arquivos de imagens SC2, SC5, SC7 e SC8, rodar programas em BASIC (.BAS), renomear arquivos, executar arquivos .COM e arquivos de lote (.BAT). O CF não carrega programas com a extensão ROM. Além das tradicionais teclas de função e atalho, o programa também permite o uso de teclas de cursor e joysticks.

Gerenciador de arquivos CF ganha atualização | Revista Clube MSX

De acordo com a autora, o programa foi feito em SCREEN 1.5 e já foi testado no MSX0. O programa funciona em qualquer geração do MSX, desde o MSX1 com 64 kB de memória e MSX-DOS 1.0 até MSX2, 2+ e turbo R e DOS1/DOS2/Nextor. No entanto, Lithelia sinaliza que seu gerenciador ainda está em desenvolvimento e, por ser uma versão beta, pode apresentar falhas.