Ferramentas

DSKPRO 17.9: ferramenta ganha versão em cartucho com Power Chupin incluído

Desenvolvido pelo brasileiro Marcos Daniel Blanco, tradicional utilitário auxilia na cópia de discos; saiba mais sobre o DSKPRO 17.9.

Por Mario Cavalcanti 14/08/2024
DSKPRO 17.9: ferramenta ganha versão em cartucho com Power Chupin incluído | Revista Clube MSX

O desenvolvedor brasileiro Marcos Daniel Blanco anunciou o lançamento do cartucho original do DSKPRO 17.9, uma ferramenta essencial para entusiastas de cópias de arquivos. E o cartucho vem com uma funcionalidade extra: o Power Chupin, que é oferecido como brinde.

O que é o DSKPRO e Power Chupin?

O DSKPRO é um programa já conhecido entre os usuários de MSX, utilizado para a cópia e manipulação de discos. Tradicionalmente, ele é distribuído na forma de um arquivo .COM que requer o sistema operacional MSX-DOS 2 ou o Nextor para ser executado. No entanto, a nova versão lançada por Blanco em formato de cartucho oferece maior acessibilidade, permitindo que o DSKPRO seja executado diretamente no hardware do MSX, sem a necessidade de sistemas operacionais adicionais.

Já o Power Chupin é uma ferramenta para de cópia de cartuchos e ROMs internas do MSX. Assim como o DSKPRO, o Power Chupin pode ser executado diretamente a partir do cartucho. Requer o MSX-DOS 2 para sua principal funcionalidade, que é a de gravar as ROMs na sua IDE ou similar (como SD Mapper, Carnivore2, MegaFlashROM e outras).

Funcionalidade ampliada com cartucho

Com o cartucho, os usuários podem chamar o DSKPRO e o Power Chupin diretamente do BASIC usando os comandos CALL DSKPRO e CALL CHUPIN, respectivamente. O cartucho ainda permite a execução dos programas durante o boot do MSX, ao pressionar as teclas “D” para o DSKPRO ou “C” para o Power Chupin, oferecendo uma experiência de uso mais rápida.

De acordo com o autor, sem o suporte de uma Mega Mapper ou similar, o cartucho opera com algumas limitações. “Em ambos os programas, se for carregado no boot (ou mesmo no BASIC através da instrução CALL) sem o DOS2 carregado, as funcionalidades relacionadas a arquivos não irão funcionar. No caso do DSKPRO, outras funcionalidades relacionadas somente ao disco, como formatação, Zapper, cópia Disco > Disco e informações sobre as trilhas, funcionam sem problemas. E no caso do Power Chupin, somente a funcionalidade de dump de memória (muito poderosa por sinal) vai funcionar”, explica.

O DSKPRO 17.9 em cartucho está disponível em pré-venda por 40 euros, com o envio (feito a partir da Europa) ficando em torno de 15 euros. Além disso, o cartucho é regravável (é uma Multi Mapper de 512 kB desenvolvida por Pablibiris, da Espanha). Isto significa que os usuários poderão atualizar a ROM do cartucho caso uma nova versão do DSKPRO seja lançada. Mais informações diretamente com o autor por e-mail.

Leia também: SofaEdit: protótipo de novo editor de texto é lançado

Em tempo

Usa Telegram? Inscreva-se no canal de transmissão da Clube MSX

📺🕹️ Clube MSX está no Instagram, Bluesky, X, Facebook, Telegram e YouTube. Não deixe de nos acompanhar por lá também!