Tokyo Game Show 2024: público poderá jogar Metal Gear Solid Delta

Feira de jogos eletrônicos no Japão reunirá expositores como Konami, Sony, Microsoft, Taito, Koei Tecmo e Square Enix.

Por Mario Cavalcanti 21/09/2024
Tokyo Game Show 2024: fãs poderão jogar Metal Gear Solid Delta | Revista Clube MSX

Acontece de 26 a 29 de setembro, em Chiba, no Japão, a edição 2024 da Tokyo Game Show (TGS), principal feira de jogos eletrônicos japonesa. O evento contará este ano com mais de 500 expositores em mais de 10 áreas, incluindo jogos para consoles e PC, jogos para smartphone, hardware, realidade aumentada, lifestyle gamer, jogos indie, eSports e escolas de desenvolvimento.

Uma das maiores marcas expositoras da feira, a Sony anunciou que terá em seu estande algumas prévias e lançamentos. Entre eles estará Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, que ainda não foi lançado mas que estará disponível para o público jogar. O título, desenvolvido pela Konami, é, na verdade, um remake de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, de 2004, a quinta entrada principal da franquia Metal Gear, que teve início em 1986 no MSX2.

Marcas de interesse dos usuários de MSX

A Tokyo Game Show 2024 contará ainda com a presença de outras renomadas marcas do mundo dos games, algumas delas nostálgicas para usuários de MSX. Além da Konami, uma das mais icônicas desenvolvedoras de jogos para o MSX e que lançou inúmeros títulos (Knightmare, Gradius, Antarctic Adventure, King’s Valley e muitos outros), estarão também nomes como Taito, Koei Tecmo e Square Enix.

Embora seja mais conhecida por seus jogos arcade, alguns dos títulos da Taito foram portados para o MSX ainda nos anos 80. Além de jogos exclusivos da plataforma, como Sweet Acorn e Xyzolog, no MSX a desenvolvedora japonesa teve ports de games como Arkanoid, Chack’n Pop, Elevator Action e diversos outros.

A Koei Tecmo, conhecida publicadora e desenvolvedora japonesa de jogos eletrônicos, foi formada em 2009, quando as companhias Koei e Tecmo se fundiram. Mas quando era apenas Koei, a empresa lançou no MSX jogos de estratégia como Nobunaga’s Ambition e Romance of the Three Kingdoms.

Antes da fusão que resultou na empresa Square Enix, ambas as companhias chegaram a produzir jogos para o MSX. A Square lançou títulos como Alien 2, Dragon Slayer, King’s Knight e Thexder. Já a Enix também teve envolvimento com o MSX com títulos como Door Door, de 1984.

O Metal Gear que estará na Tokyo Game Show 2024

Metal Gear Solid Delta: Snake Eater é um jogo de furtividade de ação e aventura desenvolvido e publicado pela Konami. Como já mencionado, ele é na verdade um remake do jogo Metal Gear Solid 3: Snake Eater de 2004, a quinta entrada principal da franquia Metal Gear. Assim como no original, o remake se passa em 1964 e tem como protagonista um agente da FOX de codinome Naked Snake, que deve salvar um cientista e eliminar o Shagohod, uma superarma nuclear soviética. O jogo está programado para ser lançado ainda esse ano para PlayStation 5, Windows e Xbox Series X/S.