Ferramentas

MSXPen 0.19: atualização traz menu de apps e outras novidades

Nova versão do playground de desenvolvimento para MSX também tem agora recurso de autocompletar para comandos CALL.

Por Mario Cavalcanti 18/09/2024
MSXPen 0.19: atualização traz menu de apps e outras novidades | Revista Clube MSX

Rafael Jannone, criador do MSXPen, anunciou nesta quarta-feira (18) uma nova versão do popular playground de desenvolvimento para MSX. Entre as novidades do MSXPen 0.19 está a funcionalidade de autocompletar para comandos CALL, como CALL KANJI e CALL MUSIC, o que facilita o uso desses comandos no código​.

Outra novidade é o novo menu de aplicativos, que inclui links para o TinySprite, um editor de sprites web-based, e o Screen Converter, que permite converter imagens para os padrões de tela do MSX diretamente no navegador​. Ambas as ferramentas são também de autoria de Jannone.

A nova versão também fez correções na conversão JIS (Japanese Industrial Standards). Neste caso, foram solucionados problemas com caracteres como e , garantindo que agora sejam tratados corretamente durante a conversão​.

Sobre o MSXPen

Criado em 2018 pelo brasileiro Rafael Jannone, o MSXPen é uma plataforma online que permite o desenvolvimento de programas para o sistema MSX diretamente no navegador. Voltado para entusiastas e desenvolvedores, ele oferece um editor de código que suporta tanto MSX-BASIC quanto Assembly, com a possibilidade de rodar o código instantaneamente no emulador WebMSX.

Além disso, o MSXPen tem contribuído para fomentar uma comunidade ativa de desenvolvedores MSX. Um de seus principais recursos, a funcionalidade Share, permite aos usuários compartilhar seus códigos e projetos com outros entusiastas. Isso transforma o MSXPen em uma plataforma colaborativa, onde os usuários aprendem uns com os códigos dos outros.