Jogos

I-LOGIC: Platty Soft lança novo jogo de plataforma para MSX1

Assuma o controle de um androide está começando um novo emprego em uma grande instalação; saiba mais sobre I-LOGIC.

Por Mario Cavalcanti 17/09/2024
I-LOGIC: Platty Soft lança novo jogo para MSX1 | Revista Clube MSX

A Platty Soft (Raftoid, SpaceCat e outros), do espanhol Raul Portales, anunciou nesta terça-feira (17) o lançamento de I-LOGIC, novo jogo de plataforma para MSX1 com temática de ficção e futuro. O título, disponibilizado gratuitamente para download, é uma sequência direta de LOGIC, jogo que Portales desenvolveu ainda nos anos 80. “LOGIC foi o meu primeiro jogo ‘de verdade’, eu o escrevi no final dos anos 80, e apenas algumas pessoas o jogaram, já que na época tínhamos canais de distribuição limitados”, conta.

I-LOGIC: Platty Soft lança novo jogo para MSX1 | Revista Clube MSX

As histórias sobre itens nossos resgatados do passado sempre são bem-vindas na comunidade MSX. E em relação a isso, Raul tem um prato cheio – que faz todo o sentido reproduzir aqui na íntegra para conhecermos melhor LOGIC e como ele chegou até I-LOGIC. “Depois de muitos anos, em 2020, eu o recuperei de uma fita cassete e melhorei algumas coisas, resultando no que se tornou LOGIC Remastered. Enquanto fazia isso, aprendi muito e algumas coisas aconteceram: percebi que LOGIC não fazia o melhor uso das capacidades do MSX, que você pode acessar com ferramentas modernas. Eu sabia que poderia criar um jogo de plataforma melhor, mas não queria mudar muito o jogo original. O final de LOGIC sugeria uma sequência, da qual eu tinha completamente esquecido. Interpretei isso como um desafio que eu, aos 12 anos, estava me impondo. Para I-LOGIC, eu queria criar um jogo com mecânicas modernas de ‘plataformas que fazem você se sentir bem’. Coisas como salto duplo e salto em parede, que não eram comuns nos anos 80″, explica.

Sobre I-LOGIC e como jogar

I-LOGIC coloca os jogadores no controle do androide LOGIC, que acaba de concluir seu treinamento PGD-4 e está começando em um novo emprego em uma grande instalação. O dia de trabalho, no entanto, não sai como planejado: uma falha de energia coloca a instalação em modo de segurança, e LOGIC precisa encontrar suas ferramentas, restaurar a energia e lidar com uma contagem regressiva misteriosa que aparece na tela.

I-LOGIC: Platty Soft lança novo jogo para MSX1 | Revista Clube MSX

O jogador deve explorar a instalação, resolver puzzles e desbloquear novas habilidades por meio de itens especiais. A jogabilidade é não-linear, permitindo explorar livremente diferentes áreas, com uma boa dose de backtracking e elementos clássicos como esteiras transportadoras. Cuidado com a combinação de esteiras com inimigos (as serras circulares já dão o recado logo no início do jogo). Destaque também para a animação do protagonista e para a jogabilidade, que é bastante agradável.

I-LOGIC: Platty Soft lança novo jogo para MSX1 | Revista Clube MSX

I-LOGIC está disponível para download no site da Platty Soft, por onde é possível também jogar o jogo online (WebMSX) e baixar o manual de instruções do jogo.

Em tempo

Baixe I-LOGIC