Jogos

Police Dog: MIA da Hudson Soft é encontrado

Neste jogo da desenvolvedora japonesa, um cachorro policial deve impedir um gorila ladrão; Police Dog está disponível para download no acervo File-Hunter.

Por Mario Cavalcanti 16/09/2024
Police Dog: MIA de 1983 da Hudson Soft é encontrado | Revista Clube MSX

No último domingo (15), o site File-Hunter.com disponibilizou para download um MIA (entenda a sigla mais abaixo) da Hudson Soft para MSX1: Police Dog. A tela de título informa o ano de 1983, o que mostra que é um jogo dos primórdios do padrão MSX. De acordo com Arnaud de Klerk, responsável pelo popular repositório de arquivos, o jogo (em formato CAS e disponibilizado em um arquivo ZIP) foi enviado por um doador anônimo.

Police Dog: MIA de 1983 da Hudson Soft é encontrado | Revista Clube MSX

Em Police Dog, assumimos o papel de um cachorro policial que deve impedir que um gorila ladrão – recém-saído de um banco com um grande saco de dinheiro nas costas – chegue até seu esconderijo. Para impedi-lo, você deve obstruir as ruas com barreiras policiais – cavaletes com o dizer “stop” (“pare”).

Police Dog: MIA de 1983 da Hudson Soft é encontrado | Revista Clube MSX

No decorrer da perseguição, o gorila eventualmente deixa pequenos sacos de dinheiro caírem no chão. Cada um desses sacos, quando coletados, rende 100 pontos a você. Se o gorila chegar ao esconderijo (a casa em que está escrito “gorira”), você perde bônus e perde uma vida. Se o gorila esbarrar no policial, você também perde uma vida.

Como jogar Police Dog

Use a barra de espaço para iniciar o jogo e para inserir uma barreira policial em uma rua. Estas barreiras são temporárias, o que significa que elas obstruem as passagens apenas por um instante, desintegrando-se depois. Use as setas direcionais para mover o cachorro policial.

Entende o que é MIA

MIA significa “Missing In Action” (Desaparecido em Ação). No contexto dos games, o termo é usado para se referir a jogos que foram desenvolvidos, mas que nunca foram lançados oficialmente ou que se perderam ao longo do tempo. Quando um jogo MIA é descoberto, isso geralmente é uma grande notícia para a comunidade, pois significa que um pedaço da história dos games foi recuperado.

Em tempo

Baixe Police Dog (arquivo ZIP)
Acesse o repositório File-Hunter
Seja um Patrono da revista Clube MSX no Patreon